Renault despreza seus clientes ! Leia o caso…

Pessoal, vejam o que aconteceu com o meu Irmão na concessionária Renault.

Impressionante !

O duro arrependimento da mudança

Eu sempre fui uma pessoa fiel aos meus fornecedores de serviço e produto. Acredito que sempre que somos fieis podemos receber um tratamento especial e acredito nas equipes de marketing que tem interesse de dar valor a marcas. Reconheço a importância da mudança. Ela sempre pode nos trazer coisas importantes e nos mostrar novos horizontes, até então não explorados, trazendo com isso grandes benefícios. Porém ontem, dia 20/11/2009, tive uma experiência que comprova que às vezes mudar nos traz experiências ruins.

Possuo um carro da Marca Renault, mas precisamente um Clio. Já fiz uma mudança quando o comprei, pois gosto muito dos carros da FIAT pela quantidade de tecnologia embarcada que existe para os seus usuários.

Confesso que me surpreendi com o carro. Um carro, dentro das suas limitações, firme, com um motor (apesar de 1.0) com um bom rendimento na cidade e em estradas, que atende a minha necessidade. O único senão é que comprei o carro sem ar condicionado. Assim resolvi olhar outro carro da mesma marca (Renault), por ter gostado da experiência, mas agora com ar.

Sempre levei o meu carro na concessionária Valence (BH), onde comprei o meu carro e fiz a minha primeira revisão de 10.000Km no ano passado. Nela sou extremamente bem atendido por todos os setores, tudo com hora marcada, agenda cumprida, carro lavado, da forma que julgo necessário para atendimento a cliente no mercado de hoje tão exigente.

Aqui chegamos a minha experiência ruim. Ontem resolvi experimentar outra concessionária chamada Minas France, por estar mais perto de minha casa e por ter ouvido de uma colega de trabalho que lá era muito bom. Como tinha que fazer a revisão de meu carro, e queria olhar outro, resolvi experimentar a mudança.

Começaram então os problemas. Agendei para as 10:30 a entrega de meu carro para revisão. Cheguei as 9:40. Está certo que cheguei mais cedo, mas ninguém veio a mim. Ao me ver no interior da oficina, ninguém para dizer onde deveria entregar o carro. Tive que procurar sozinho senão ficaria ali sem ao menos receber um bom dia.

Ao chegar na recepção haviam duas funcionárias na mesa e eu olhando para as mesmas. Nada de atendimento. Fui até uma delas e disse: Trouxe o meu carro para revisão. Neste momento tinham umas 4 pessoas esperando atendimento. A funcionária me pediu a placa do carro, pegou a ficha que existia ao seu lado, pois já havia agendado, e disse: – “Ok, pode esperar ao lado e quando tivermos um técnico disponível ele irá atendê-lo”.

Razoável pois, como eu cheguei antes, pensei que fosse normal porque haviam outras pessoas a minha frente. Fiquei lá esperando por uns 20 minutos para alguém aparecer e me dizer que poderia atender. O técnico (que não vou citar o nome, mas tenho se precisar), como muita má vontade, foi até o carro, olhou, fez a minha ficha e marcou a entrega as 16:00h.

Neste momento, fomos eu e meu irmão, que estava comigo, olhar um carro zero na seção de vendas. Fui muito bem atendido pelo vendedor que me forneceu as informações que pedi. Disse a ele que meu carro estava fazendo a revisão e que gostaria que avaliassem para eu trocá-lo por um Sandero, da própria Renault. Ele então me disse que quando viesse buscar o carro me daria o valor da avaliação e poderíamos negociar o carro novo. Disse também achar que o meu carro entraria por uns R$ 20.000,00 por ser um carro com 19.000Km e do ano de 2008.

Quando a tarde chegou a hora de buscar o carro, tomei o cuidado de esperar as 16:30h para me dirigir até a Minas France para buscar o veículo, pois sei que problemas podem acontecer e poderia atrasar um pouco. Chegando lá, fui diretamente conversar com o vendedor de carros zero Km para saber se iríamos negociar o novo modelo que gostaria de trocar. Ele me recebeu muito educadamente, me pediu para assentar para conversarmos. Ele saiu e notei que conversava com alguém, de certa forma até sem graça comigo. Ao voltar me veio com a notícia que a empresa pagaria em meu carro o valor irrisório de R$ 16.000,00.

Sei que carros usados desvalorizam. Sei que quando trocamos em lojas de veículos usados oferecem um valor abaixo do preço de mercado, afinal eles ganham dinheiro dessa forma. Porém havia pensado que, como estava querendo manter a fidelidade da marca receberia um preço um pouco maior que o oferecido. Basta analisar que o próprio vendedor me disse que um carro similar ao meu zero custa R$ 27.000,00. Na tabela FIPE R$ 23.500,00. Eu paguei na própria Renault R$ 31.000,00 a um ano e meio atrás. Concordo que tenhamos que cair, mas desta forma a própria Renault, ou até mesmo a Minas France, me mostraram que a marca do carro para revenda não vale nada, pois nem a própria concessionária valoriza. Bom, saí da mesa de negociação sem nem conversar, pois não existe conversa onde um lado quer ganhar muito nas costas dos outros. Um mal que o Brasil sofre ha muito tempo.

Fui então buscar o carro na revisão. Cheguei a mesa do consultor técnico que, mas uma vez sem nem olhar para mim, disse para pagar no caixa que ele iria buscar o carro. Paguei a conta sem discussão (pois é o valor mínimo de revisão programado). Fui informado que todos os serviços já haviam sido feito e que estava tudo 100%. Exatamente as 16:50h paguei a conta. Voltei para pegar o carro. Encontro com o consultor dizendo: -“vou buscar o carro lá embaixo e volto para te entregar”.

Ao chegar na oficina, qual não foi o meu assombro ao ver que meu carro estava sendo levantado no elevador e estava sendo iniciado o procedimento de troca de óleo. Fiquei ali observando de longe. Nada do consultor voltar.

As 17:30h eu ainda esperando o carro, capô aberto, óleo sendo trocado e nível de água (se não me engano), chega o consultor técnico dizendo ao mecânico que estava procurando o carro e não achava e não sabia porque ainda estava ali.

Interessante isso não é? Imaginem o meu sentimento ao assistir tudo isso. Neste momento me vem um rapaz, que se diz gerente, com a cara pior do mundo, para saber o problema. Ao falar ele foi olhar o carro, disse ao cara que ele terminou o serviço, pegou o meu carro, deu ré e me entregou da forma que estava, sem lavar, sem me entregar nenhum comprovante da revisão e sem me falar absolutamente nada. Nem um me desculpe.

O consultor tentou resolver o problema oferecendo para lavar o carro em outro oportunidade, fazer uma cristalização de pintura e dar descontos em outros serviços. Mas deixou claro que ele não poderia fazer isso que precisava de autorização.

Aí vem as duvidas de consumidor:

– Será que a marca Renault desvaloriza tanto que nem a própria valoriza os seus carros usados?

– Será que o fato de ser Clio não merece atenção da concessionária, somente os carros de valor maior?

– Será que é este o atendimento que o consumidor merece?

– Será que eles pensam que sou bobo?

– Será que a revisão foi realmente feita? Não recebi os dados da mesma e não vi nada sendo feito a não ser troca de óleo. E ainda paguei os R$ 215,00 reais cobrados para tal. Para ter estes serviços novamente, nem com desconto. Deveriam me pagar para tal.

Por isso tudo eu digo, mantenha-se fiel a seus fornecedores, pois neles sempre somos bem atendidos. A não ser que seja a Minas France.

Cláudio Pessoa

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2 respostas para Renault despreza seus clientes ! Leia o caso…

  1. O Oráculo Baltar informa: carro é alemão ou japonês.

    • Marcelo disse:

      🙂 Pode ser… Acho os Koreanos bons também mas gosto muito dos carros Brasileiros !
      O pessoal da Concessionária ligou para Cláudio ontem, vão refazer toda a revisão e deram a próxima gratuita também.
      To esperando para ver se vai ser verdade para soltar o resultado no blog ! 🙂

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