Para que eu usaria a Alexa no meu dia a dia?

Várias vezes ouço a pergunta:

Marcelo, eu não estou pensando em automatizar nada na minha casa agora. A Alexa me seria útil em que?

Aí que eu falo que a Alexa é muito legal! Ela tem muitas outras funções além de ser um concentrado de automação.

A Alexa é o sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela Amazon. Ele ja vem com algumas funções nativas que conectados a internet já podem ser usados no dia a dia de todos nós.

Algumas funções como previsão do tempo na sua região, consultas sobre cidades, datas, feriados, curiosidades, dicionario de sinonimos, palavras em outras línguas, ouvir músicas ou mesmo playlists do spotify amazon music ou deezer. Aliás uma das funções muito legais se você tiver mais de um dispositvo Echo é que você pode fazer um multi-ambiente com seus dispositivos, tocando a mesma música em todos ao mesmo tempo!

Ouvir livros é outra função bacana e usada pelo meu pai. Isto mesmo, ela lê livros do Kindle que estiverem em sua biblioteca. Ela pode ainda saber a hora em outros países, criar lembretes na hora e dia que você programar, fazer lista de compras entre várias outras funções já nativas do dispositivo. Você só precisa dar o comando e ele executará. Por exemplo: Alexa, que horas são agora em Nova York? ou ainda, Alexa, acrescente pasta de dentes na minha lista de compras e ela irá anotar na lista de compras no seu celular os itens que você solicitar !

Ela pode fazer conversões de medidas (polegadas para centímetros), conversões e moedas (dólar para real), fazer contas matemáticas complexas, traduzir frases e assistir vídeos da Amazon Prime Vídeos (nos dispositivos com tela, é claro).

Uma função muito bacana é a integração da Alexa com seu calendário Google! Ela pode ler seus compromissos do dia e até mesmo colocar no seu calendário um novo compromisso. Alexa, coloque no meu calendario dentista dia 20 de agosto as 15:00h. Pronto ! Já vai aparecer no seu calendário na data e hora que você mandar. Para quem tem a Echo Show seu calendário fica passando na tela para te lembrar de seu próximo compromisso.

Outra função que uso todos os dias é o despertador. Eu ja deixo programado o horário que eu acordo todos os dias e ainda com qual música eu quero que ela toque neste despertador.
Você pode programar também Timers ! Esta é muito usada pelo meu filho nas seções de leitura. Combinamos dele ler por uma hora e ele liga o timer para lembrá-lo em uma hora de parar ler! Tudo bem, não é um exemplo muito bom mas é verdadeiro ! Rs.
Ahh, outro dia ele também usou a Alexa dele para ajudar no para casa de Alemão!

Uma função bacana mas que não uso muito é a comunicação entre dispositivos Echo. Por exemplo, eu posso fazer uma chamada de áudio entre meu dispositivo Echo dot para o do meu irmão la na casa dele. Ou ainda do meu Echo Dot no quarto para a sala ou para o escritório ou entre os quartos. E se o dispositivo for um Echo show você pode fazer uma chamada de vídeo, ou entre duas Echo Show ou, ai e muito legal, seu celular e uma Echo Show !

Isto mesmo, pelo aplicativo da Alexa no celular você pode fazer uma chamada de vídeo para uma Echo Show na sua casa!

Existe uma chamada pelos dispositivos Echo chamada Drop In. Ela é meio controversa pois falam que você pode usa-la para invadir a privacidade de quem tem uma Alexa. Mas ela só funciona se você entrar nas configurações e permitir esta função.
O que ela faz é fazer uma chamada, de video ou de voz onde a outra ponta não precisa de atender, ou seja, a chamada e atendida automaticamente.

Para que são usadas as chamadas Drop in. Para o caso de se precisar monitorar crianças e Idosos usando-se as câmeras dos Echo Show ou os microfones dos Echo Dot por exemplo.

Um amigo usa para falar com a filha quando ele esta em viagem e outro amigo usa para conversar com seus cachorros durante o dia! Isto mesmo, ele deixa uma Echo Show 5 numa posição em que os cachorros possam ver a tela e ele faz uma chamada drop in durante o dia e conversa com eles!!

Existe muitas outras coisas que podemos fazer criando as rotinas também mas como este post ja esta gigantesco, vou falar no próximo sobre rotinas e Skills !!

E aí, já está com sua Alexa? Conte aí nos comentários o que tem feito com ela no seu dia a dia !

;

 

Esta entrada foi publicada em Automação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

18 respostas para Para que eu usaria a Alexa no meu dia a dia?

  1. Pingback: Preguiça ou modernidade? | Marcelo em Pessoa

  2. Gisa Fucio disse:

    Ah, meu People! Apaixonei! Quero uma!

    • Marcelo disse:

      Ola Gisa!! Facim, facim… É só clicar nos links ai que chega rapidão na sua casa!! Rs.
      Vamos automatizar tudo!!

  3. Alan Campos disse:

    Show, vou poder explorar muito mais as funções da minha Alexa. Obrigado Marcelo!

    • Marcelo disse:

      Alan, vamos falar muito sobre as possibilidades que a Alexa nos trás. Mande as suas para gente acompanhar. Obrigado pela visita!

  4. Mirella Correa disse:

    Marcelo, muito legal sua iniciativa!
    Realmente, as Alexas são muito subutilizadas e aqui as pessoas vão poder ver as mil e uma utilidades dela!

  5. Andrea disse:

    Muito legal! Acho q estou subutilizando a Alexa… vou começar a explorar mais!

  6. Rodrigo Guardão disse:

    Muito bom Marcelo.

  7. Chiara disse:

    Legal demais! Além de tudo, a Alexa ainda pode ser cia para os cães, ligar as luzes, música, chamar a atenção… Excelentes dicas People!

    • Marcelo disse:

      Não é legal Chiara!! E ainda vou falar daquele robô de limpeza que você me perguntou outro dia e da máquina de lavar roupa!! Acompanhe aí !!

  8. Fernanda disse:

    Henrique faz dever de casa e a Alexa da cola pra ele! Ah se fosse na minha época, Ronald…
    Parabéns, Marcelo! Muito bom post sobre minha amiga Alexa.

    • Marcelo disse:

      Henrique e Heavy User Fe! O quarto dele ja esta todo automatizado. A luz do Teto, abajur, Tv e apple tv toda na Alexa!
      Vamos automatizar sua casa Fe. Ai e so falar ALEXA, JOGO DO GALO e ela ja liga a tv, abre a cerveja, coloca no canal PPV da Serie A e grita AQUI É GALO !!!

  9. Ronaldo Rabelo disse:

    É realmente um dispositivo muito legal. Utilizo bastante para pequenas pesquisas no dia a dia. Vou partir para automatizar alguns aparelhos aqui em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *