Então é só comprar a Alexa e tudo estará automatizado?

Já ouvi essa pergunta milhares de vezes !

Infelizmente não é assim. Eu acredito, que do jeito que os dispositivos domésticos estão evoluindo, em poucos anos será assim.

Hoje os aparelhos ja saem de fabrica com a integração com os dispositivos ja embarcado neles.

De tvs a cafeteiras, tudo poderá ser facilmente integrado e plug and play, ou seja, será só ligar e já sair usando.

Mas não é a realidade hoje!

A maioria dos dispositivos ainda não tem esta integração embarcada e por isto temos que fazer com que eles “virem” dispositivos que possam se integrar com Alexa ou Google mini!

Mas como?

De várias maneiras. Por exemplo:

Um smartplug onde você o pluga na tomada e liga seu aparelho nele. Ele se conecta ao WI FI da sua casa e passa a ser comandado pela sua Alexa. Voce pode ligar sua cafeteira em horários pré determinados para ja deixar seu café te esperando ! Ou você pode fazer uma rega automática de suas plantas, programada para ligar duas vezes por dia, de manhã e a tardinha sem preocupar de apertar qualquer botão.

Uma lampada Wi Fi a mesma coisa. Ela se conecta a sua rede e você comanda de onde estiver, inclusive fora da sua residência pelo 4G do seu celular você pode acender e apagar as lampadas.

Ou ainda um controle remoto universal, onde você controla por exemplo seu ar condicionado central.  Você pode deixar programado para que ele ligue às 17:50 e quando você chegar em casa ela ja esteja na temperatura que você gosta !

Iguais a estes exemplos existem vários ! Sensores de presença, de humidade, de janelas/portas abertas, de luminosidade, motores para abertura de janelas e cortinas e tudo isto pode ser integrado com seu dispositivo Alexa de forma simples.

Mas o mais legal das Alexas (que ja passou a ser o nome dos dispositivos Echo!) é que você pode usa-las mesmo que não seja para automação !

E tem muita coisa bacana que da para fazer com elas, se você não quiser automatizar sua casa.

Falarei no próximo post !

Esta entrada foi publicada em Automação e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Então é só comprar a Alexa e tudo estará automatizado?

  1. Breno Santos disse:

    A inovação desses assistentes cada vez melhor, imagine uma integração com aquele aplicativo que informa onde tem tiroteio no rio de janeiro, ela automaticamente te passar a informação e sugerir uma rota no GPS para sair da zona de perigo. Ou uma integração com os semáforos onde em um horário de pico, ela considerando o tempo de abre e fecha de cada semáforo e o fluxo do transito, ela sugerir o caminho mais rápido e seguro até sua casa. show

    • Marcelo disse:

      Breno,
      Obrigado pela visita! Estas ideias são muito bacanas e existe uma coisa chamada Skill sobre a qual irei falar daqui a pouco nas quais podemos desenvolver estas “habilidade”para a Alexa e disponibilizar para todos usarem.
      As ideias são ótimas, quem sabe você não desenvolve?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *