Assistentes de Voz: Qual o melhor?

Esta é a grande dúvida de quem decide entrar no mundo da automação e vai usar um assistente pessoal de voz !

Qual é o melhor?

Os mais conhecidos assistentes são os dispositivos com a plataforma Alexa, fabricados pela Amazon, os dispositivos Google Nest que usa a plataforma Google Assistant fabricados pelo google e a Siri, que atua com os dispositivos compatíveis com a plataforma Apple Homekit da Apple.

Praticamente todos os dispositivos de automação fabricados hoje se conecta com pelo menos um destes 3 dispositivos.

É importante também salientar que a rede Wi Fi e o Roteador de internet são de extrema importância na automação pois toda a comunicação dos assistentes com o dispositivo é, usualmente (vamos falar disto mais para frente) feita pelo Wi Fi.

Vou falar um pouco de cada um deles:

Google Nest

O sistema do Google Nest é executado no Android e iOS, mas o Assistente do Google é alimentado pelo gigante da pesquisa no Google. Isso coloca a Internet na ponta dos dedos e faz com que o Google Assistant atenda a solicitações mais complexas.

Embora o Google Assistant possa ser usado em smartphones, os alto-falantes inteligentes, como o Google Nest Mini, também têm um custo de entrada atraente para concorrer com os preços da Amazon para o Echo. O Google Nest Hub, um monitor inteligente com o Google Assistant integrado, também é uma escolha bem interessante.

Como você pode esperar de um gigante do Vale do Silício, a tecnologia avançada do Google e o foco em IA também o tornam um assistente digital superior quando se trata de reconhecimento de voz. O Google Assistant oferece vários idiomas e sua funcionalidade dinâmica multiusuário permite reconhecer até seis vozes diferentes vinculadas a contas diferentes.

Se você usa o conjunto de produtos on-line do Google, está com sorte, porque o hub da sua casa se integrará perfeitamente, permitindo que você acesse o calendário do Google, adicione compromissos, obtenha instruções de direção e muito mais.

O calcanhar de Aquiles do Google é sua compatibilidade limitada. Embora ele funcione com um grupo seleto de dispositivos de terceiros, incluindo produtos Nest, o menu de opções de automação residencial é menos robusto que o do Alexa.

ALEXA

Quando você precisa de ampla compatibilidade com vários dispositivos, a Alexa é sua melhor aposta. A Alexa é o assistente virtual da Amazon com inteligência artificial e vem embarcado em dispositivos como o Amazon Echo – o alto-falante inteligente que liderou a ampla adaptação dos assistentes de voz.

A Amazon também possui uma das maneiras mais baratas de entrar no controle doméstico inteligente com o compacto Echo Dot.

A impressionante biblioteca de Alexa de mais de 80.000 skills (a maioria ainda somente nos EUA), incluindo recursos de terceiros, o torna o mais versátil dos assistentes virtuais. Do controle da iluminação e do clima à integração de termostatos e controle de serviços de streaming, a Alexa tem todos eles.

No entanto, ele tem algumas falhas, como a integração meio complicada com alguns smartphones e as dificuldades em se divertir com as coisas do repertório do Google, como o YouTube.

Em compensação sua integração com os o mundo Amazon e sensacional e vale a pena casa centavo gasto.

Mais para frente iremos falar de todos os dispositivos Alexa já disponíveis no Brasil e em falando português !

SIRI

O Google e a Amazon dominam o mercado de assistentes domésticos inteligentes, mas há uma terceira opção: a Siri.

Como a Siri é exclusiva dos produtos Apple, você encontrará menos opções para automação residencial compatível. Mas se você já é fã da marca Apple (e do hardware), poderá encontrar uma experiência interessante para o usuário na forma como a plataforma da Apple se integra ao ecossistema Apple HomeKit e ao aplicativo Apple Home.

A Siri é, obviamente, a voz do seu iPhone; muitas pessoas o acharão reconfortante e familiar. O HomeKit também apresenta a vantagem distinta de poder controlar seus dispositivos domésticos inteligentes sem um hub ou alto-falante através do reconhecimento de voz da Siri em um iPad, Apple TV ou smartphone.

Devido a essa ampla capacidade, se você já possui produtos da Apple, a Siri combinada com um conjunto de acessórios HomeKit pode ser uma maneira mais barata de obter controle doméstico inteligente sem comprar mais dispositivos.

Alto-falantes inteligentes são outra questão. A única opção para um alto-falante inteligente com capacidade Siri é o Apple HomePod. No futuro, mais alto-falantes compatíveis com Siri poderão ser comercializados pela Apple e por terceiros.

E então?

A esta altura você deve estar se perguntando: Muito legal isto tudo ai, mas por onde eu começo?

Eu descartaria a Siri. Apesar de ser um fã da Apple, a lista de dispositivos compatíveis com esta plataforma ainda é muito restrita e, como todo equipamento relativo a maça, caros !

No meu caso, comecei no mundo da automação quando ganhei da minha namorada uma Alexa e dai em diante foi amor ao primeiro comando! Rs

Não tenho experiência com o Google, mas nas minhas pesquisas tenho lido que o entendimento dos comandos pela Alexa são muito mais fáceis que pelo Google Home Assistant.

Para este comparativo, vou pedir ajuda ao Thiago Guimarães. Thiago tem os dois dispositivos em casa e vai preparar um comparativo do dia a dia com os dois dispositivos e vamos soltar aqui em breve.

Minha experiência com a Alexa é sensacional. Hoje tenho 3 Echo Dots e uma Echo show 5 espalhados pela casa e que funcionam maravilhosamente bem!

No proximo post irei falar sobre estes dispositivos!


nbsp;

Esta entrada foi publicada em Automação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para Assistentes de Voz: Qual o melhor?

  1. JULie MAIOLI disse:

    Me conte mais sobre o Google mini….

  2. JULieMAIOLI disse:

    Quero saber mais sobre o Google Mini! Aproveito muito pouco ele…. eu acho!

  3. Mirella Correa disse:

    Melhor presente que eu já te dei! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *