Como começar a automatizar ?

A segunda pergunta mais comum quando a pessoa resolve começar um projeto de automação (a primeira é sobre o assistente que falei no post ali embaixo!) é: Qual o kit basico para se iniciar?

A resposta às vezes não é muito bem aceita mas é verdadeira : Depende !! Rs

As perguntas que sempre faço para responder esta dúvida são:

1 – Você já tem um projeto inicial ? Um ambiente que vai começar por ele como uma sala de tv ou um quarto?

2 – Você vai usar um assistente ou quer começar testando somente no celular ou tablet? Se for usar o assistente, já sabe qual vai comprar ?

Estas duas perguntas dão uma boa noção do que seria este kit inicial e aí podemos começar a dar ideias de dispositivos a serem usados naquele ambiente.

Gosto sempre de falar da minha experiência porque fui aprendendo sozinho e testando as possibilidades de dispositivos e rotinas.

Eu não tinha um projeto. Na verdade, até outubro de 2019 nunca havia ouvido falar da Alexa e em Dezembro ganhei meu Echo Dot de Natal.

Mesmo antes dela chegar eu comecei a pesquisar vídeos e matérias sobre automação e aí sim comecei a pensar o que poderia ser feito com a Alexa.

Minha ideia foi começar pelo meu quarto. Meu kit inicial então foram duas lâmpadas wi fi, 6 smartplugs e a Echo Dot com Alexa que ganhei de Natal (todos eles listados abaixo na Amazon, onde comprei!)

As lâmpadas para o teto e os smartplugs para a tv, ps4, decoder da net e abajur de cabeceira.

Funcionou lindo!! Me senti um As da automação. Todo mundo que chegava na minha casa eu mostrava funcionando, fazia perguntas para a Alexa, show de bola.

Até que fui descobrindo algumas formas diferentes e fui fazendo melhorias que iremos discutindo a medida que formos avançando aqui no assunto.

Por isto é importante termos uma ideia de por onde queremos começar e aí vamos pesquisando as melhores opções de dispositivos e acessórios.

Temos dispositivos e sensores para automatizar praticamente tudo nas residência hoje. Sensores de presença, de humidade, de temperatura, de luminosidade, de portas e janelas abertas/fechadas, motores para se abrirem cortinas, plugs para ligar/desligar equipamentos como cafeteira, máquinas de lavar louça/roupa, ar condicionado, fechaduras de portas e assim vai longe a lista.

Então, faça seu projeto inicial e me mande um e-mail ou deixe aqui nos comentários. Vamos pensar juntos e montar um kit bacana para você começar e ir conhecendo o potencial destes equipamentos.

Mas sem sombra de dúvidas, um dispositivo Echo com  Alexa seria minha primeira indicação.



!– wp:paragraph –>

Esta entrada foi publicada em Automação e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Como começar a automatizar ?

  1. Mirella Correa disse:

    Qual a maior dificuldade para quem não experiência com automação ? Criar as rotinas é simples ? Não precisa ser um As da automação ?

    • Marcelo disse:

      Olá !
      Obrigado pela visita e pela pergunta!
      Criar as rotinas não é complicado! Depois que você entende o funcionamento é bem intuitivo.
      O mais complicado que eu achei são criar as cenas dos dispositivos que não são preparados para automação. Uma tv que não tem o botao de Netflix no controle remoto por exemplo! Ai você tem que criar uma cena, fazendo o passo a passo e depois criar a rotina.
      Mas tambem não é nada do outro mundo !
      Mas quando a gente faz e da certo a gente se acha um ÁS !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *